Historial da Visconde de Juromenha

O 2º Visconde de Juromenha

João António de Lemos Pereira de Lacerda

A Escola sede do agrupamento situada na Tapada das Mercês foi criada por Portaria, publicada em 4 de Outubro de 1973, no Diário do Governo, à qual foi atribuído, inicialmente, o nome de “Escola Preparatória do Visconde de Juromenha”.

Apesar de criada em 1973, apenas em 17 de Novembro de 1975 as actividades lectivas se iniciaram no local onde a mesma se encontra localizada na actualidade. Quatro anos mais tarde, passou a ser designada por “Escola Preparatória de Mem Martins”. Em resultado da criação, através de uma Portaria datada de 23 de Maio de 1991, das escolas preparatórias e secundárias (C + S), a Escola mudou novamente de designação, passando, nessa altura, a ser conhecida por “Escola C+S de Mem Martins”.

Em sete de Maio de 1997, foi novamente atribuído o nome do Visconde de Juromenha ao nosso estabelecimento de ensino, que passou a denominar-se “Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Visconde de Juromenha”.

Mais tarde, foi constituído o “Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha”, que agrega a Escola B. 2 3 Visconde de Juromenha, a Escola B 1 /JI Tapada das Mercês e a Escola B 1 /JI Eduardo Luna de Carvalho (Despacho da Directora Regional da Educação de Lisboa em 9 de Junho de 2004).

O nome atribuído ao Agrupamento e a uma das Escolas que o integra, Visconde de Juromenha, refere-se a João António de Lemos Pereira de Lacerda, que foi o 2º Visconde de Juromenha (nasceu em 1807 e morreu em 1887).

Apesar de apoiante da causa miguelista nas lutas liberais, foi reconhecido como um Homem de Letras, notável conferencista e divulgador da história e património de Sintra.

Entre as suas obras publicadas, destaca-se “Cintra Pinturesca ou Memória Descriptiva das Villas de Cintra, Collares e seus arredores” (Lisboa, 1838), a qual foi revista por Alexandre Herculano.

Additional information